terça-feira, 18 de outubro de 2022

BANDA: GENTE

 O Rock como expressão da Gigante Banda Gente!

A Banda Gente é resultado do encontro do subúrbio carioca com a Baixada Fluminense. A banda grita humanidade de quem faz do seu lugar no mundo o plano de fundo de histórias e narrativas embalado a um som com influencias ancestrais e periféricas que reapresenta o Rock como expressão de música negra feita nos guetos de uma grande metrópole respeitando o colorido da musicalidade brasileira.    

Atualmente é formada por Iolly Amâncio (vocal), Wallace Cruz (guitarra), Jonathan Panta (baixo), Jéssica Nepomuceno (bateria) e Adonis Lima (Percussão).


Tem sete anos de estrada e desenvolve trabalhos em toda região metropolitana desde 2015 sua carreira conta com o álbum #SomosTodosSilvas (2017) e o EP Descarregar (2021) e alguns singles como: Viga Humana, Massa, Febre e Corda Bamba . Tem parcerias com Letrux, Roberta Dittz, Luiza Casé e Luciane Dom, além de um histórico show no Palco Favela do Rock in Rio com a banda Canto Cego. 

A Banda Gente já se apresentou em importantes palcos da Cena Carioca como Teatro Odisseia, Teatro Ziembinski, Centro de Referência da Música Carioca, Sesc Rio e Terreirão do Samba; além de diversos.Centros Culturais, Lonas e Arenas, Saraus Poéticos, Festivais e Casas de show espalhados por toda metrópole Fluminense. Logo em 2016 no inicio de sua caminhada se destacaram no Concurso de bandas do Programa ZoaSom que colocou o single Rede na programação tanto da Roquette Pinto FM quanto da Rádio MEC AM. E conquistou o primeiro lugar no Festival Talentos da Música Brasileira na Lona de Jacarepaguá.


Em Janeiro de 2017, passaram a integrar o Coletivo de Músicos #BXDnuncaserende que lançou em parceria com a ONU o projeto piloto Música para Avançar no Desenvolvimento Sustentável. que resultou em um CD coletânea onde a Música Rede representa a ODS 16 e em um Documentário, com o mesmo nome do coletivo, lançado pela ONU no Cine Odeon dia 17/05/2017. O Documentário tem rodado o mundo e já foi exibido na China, Bulgária, na FLIP em Paraty, em Nova Iorque no Chelsea Film Festival e na Sede das Nações Unidas onde Iolly Amancio esteve presente representando os artistas da Baixada Fluminense.

Seu último lançamento do single e clipe Rainha do Fogo em 2022 reforçam a narrativa do grupo de que o rock tem origem negra aproximando ainda mais a sonoridade da ancestralidade de matriz africana, o que levou a banda a retornar aos palcos abrindo o show da Letrux no Circo Voador.


A Banda já vinha reconstruindo os arranjos do disco #SomostodosSilvas para oferecer ao seu público uma experiência mais suave e alegre desde o final de 2019, quando Iolly foi convidada a participar do show da Banda Canto Cego no Rock in Rio e chamada para regravar Preta Pretinha com a Letrux para o Projeto Replay Clássicos, abrindo assim espaço para um show mais tropical, descontraído e dançante. Mas é em 2021 através da Lei Aldir Blanc que materializam essa experiência sonora através do EP Descarregar.


Após a realização do projeto “Descarregar”, de 2021, que resultou no show audiovisual Banda Gente na Laje, dirigido pelo premiado Jodele Larcher e disponível no YouTube da banda, e no EP Descarregar Ao Vivo (selo Diversão e Arte com distribuição da Elemess Music), reunindo músicas de destaque da carreira da banda com novos arranjos e em versão mais “tropical”. São elas: “Por Tua Causa”, “Indiferença”, “Samba do Trem”, “Cólera” e “Meu Sonho”, todas extraídas deste show, gravado do alto de uma laje em Mesquita, na Baixada Fluminense, cidade natal do grupo. Gostou da Banda Gente? Segue os links aqui nessa matéria. 

Links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário