quarta-feira, 12 de outubro de 2022

BANDA: PEDRAS PILOTÁVEIS

O Som da Idade da Pedra do super power-trio carioca Pedras Pilotáveis

"PEDRAS QUE ROLAM NÃO CRIAM LIMO" é um antigo provérbio popular que foi resgatado pelo movimento da ideologia Rock n' Roll. A imagem de uma "pedra que rola" expressa bem a conexão entre pensar e viajar. Essa filosofia é reproduzida, por exemplo, no nome da banda Rolling Stones e na música "Like a rolling stone, de Bob Dylan. Agora, imagina: se pedras que rolam não criam limo, que dirá Pedras Pilotáveis?"

A Banda Pedras Pilotáveis iniciou suas atividades em 2012 em Bangu Zona Oeste do Rio de Janeiro, quando Felipe Ramos (guitarra e vocal) e Rafael Rocha (Bateria e vocal) terminaram suas bandas se uniram pra montar um projeto voltado pro que mais gostavam de ouvir com as mais variadas influências de Blues e Rock and Roll dos anos 70 como: Jimi Hendrix, Led Zeppelin, BB King, Cream, The Meters e Tim Maia...

Depois de mudar a formação algumas vezes a banda se firmou com o formato Power trio trazendo para o time Jon Pires (Baixo) grande músico do cenário carioca que rápido se encaixou com a "nova fase"e firmou uma química que gerou uma nova roupagem nas músicas autorais da banda com letras em português que mostram muita maturidade e competência de seus integrantes.

No final de 2012 a Banda foi uma das vencedoras do Festival Nova Música Brasileira produzido pela antiga plataforma Oi Novo Som, como prêmio gravou o single "Não pode chover para sempre" no grande Estúdio Toca do Bandido (Tom Capone) em Vargem Grande e realizou um grande show, na festa de encerramento no Imperator RJ.

O single foi muito bem recebido pelo público tocou em algumas Rádios como: Rádio Mirandela 98,7 FM (baixada fluminense) no programa "Sem Poeira" e algumas vezes na Rádio Cidade Rock 102,9 FM no programa "A Vez do Brasil" uma dessas como banda mais votada do site da Rádio, a banda também participou do Programa Zoasom aonde tocaram 3 músicas ao vivo na Rádio Roquette Pinto 94,1 FM, realizaram diversos shows como O primeiro Festival de Rock do Leão Etíope do Méier e do Happy Hour da Rádio Maldita - 30 anos no teatro Oscar Niemeyer em Niterói. Em 2014 o single foi lançado nas plataformas com mais uma música bônus "Quando a noite chegar" que foi gravada em um dia no programa "No Estúdio".

Em 2015 a banda lançou um vídeo clipe chamado "Retardatário" e seu primeiro EP Homônimo em todas as mídias digitais e na versão física também, o EP conta com 5 faixas autorais e uma releitura de Guiné Bissau, Moçambique e Angola do grande Tim Maia e vem sendo muito bem aceitado pelo público e foi divulgado em alguns sites de música independente do Brasil e está tocando em diversos web rádios e rádios inclusive de outros estados e países. Nesse mesmo ano a segunda faixa do EP saiu numa Coletânea com 30 bandas autorais do Brasil em um projeto de ampliação da Web Rádio Graviola. E no mês de Junho de 2016 o guitarrista Felipe Ramos saiu na Revista Guitar Player Brasil, falando um pouco do nosso trabalho, influências e dos timbres do primeiro EP, no mesmo ano gravou seu primeiro programa de TV chamado REVERBERA que era um programa realizado pela TV Cultura e Rádio Mec da Rede EBC de comunicação mostrando o trabalho de bandas independentes de todo Brasil. 

Em 2018 a Banda lança um novo single chamado "Incerto" que também tocou em diversos programas de rádio, inclusive em outros países e também uma série no seu canal do Youtube com 3 episódios mostrando um pouco do processo de criação e gravação do novo trabalho da Banda. Em 2020 logo após a pandemia foi lançado o single "Surf no Trem" uma música instrumental que traz uma nova cara da banda e deixa um gostinho de quero mais e de curiosidade do que pode vir no novo trabalho.

Depois de um tempo em hiato após a pandemia a banda anunciou o retorno das atividades com um turnê comemorativa de 10 anos no Rio de Janeiro e em São Paulo e também divulgou que lançará um novo single ainda no segundo semestre de 2022, seguido de um clipe e provavelmente um novo EP no ínicio do Ano que vem, se curtiu esse som da Idade da Pedra fique ligados nos links aqui embaixo:

Links:

Facebook

Instagram

Youtube

Spotify

Bandcamp


Nenhum comentário:

Postar um comentário